A mesoterapia ou intradermoterapia consiste na aplicação de enzimas ou outros medicamentos através de injeção na pele ou subcutâneo. Esta técnica é realizada para introduzir alta concentração de determinados medicamentos no local de ação, aumentando o resultado desejado.
O procedimento é indicado para tratamentos de queda de cabelo, estrias, celulite, gordura localizada, flacidez e desvitalização da pele da face, em homens e mulheres.
O tratamento é contraindicado para gestantes, lactantes, cardíacos, pacientes com doenças crônicas e também nos casos de alergia às substâncias que são utilizadas no processo. Por isso a consulta é de grande importância na seleção do paciente e indicação do tratamento estético.
Utilizam-se agulhas bem fininhas e curtas, que introduzem pequenas quantidades do medicamento no tecido subcutâneo e dérmico, dependendo da finalidade do tratamento, para que eles atuem nas células de gordura quando utilizados para a redução de gorduras e celulite, e nas células dérmicas quando a finalidade é o tratamento a flacidez e estrias.
Os resultados começam a aparecer após pelo menos 5 sessões, e isto é totalmente dependente das substâncias usadas, que deve ser devidamente selecionada para cada caso e para cada paciente, pelo profissional, que deve ser muito bem capacitado e treinado em seus conhecimentos, e duram em média 15 minutos cada uma.
As sessões devem ser realizadas uma vez por semana para tratamentos de celulite, estrias e gordura localizada e até duas vezes por semana para revitalização facial e flacidez de pele, e avaliações a cada 5 sessões.